Avançar para o conteúdo principal

Celestino Pinho: “Vou sempre continuar ligado ao ciclismo”

Encontrámos Celestino Pinho em pleno Troféu Joaquim Agostinho. Rosto bem conhecido dos amantes de Ciclocrosse, o campeão da vertente de inverno de ciclismo destacou-se igualmente na Estrada. Longe da competição desde o final de 2012, continua ligado à modalidade como massagista na equipa W52-FC Porto.

Celestino Pinho (foto Helena Dias)

Celestino Pinho nasceu em Avintes, Vila Nova de Gaia, a 2 de Janeiro de 1984. A sua ligação ao desporto das duas rodas começou pelo BTT, na equipa BiciCastro, passando para a Estrada como amador no clube Ramalde. A subida a profissional chegou naturalmente, fruto do talento que impunha no asfalto e entregando 10 anos da sua vida a três equipas lusas: “Estive 5 anos na Barbot, passei para o Paredes e depois estive 3 ou 4 anos no Louletano”, relembra ao Cycling & Thoughts.

No total, guardou no palmarés sete participações na Volta a Portugal. Mas a sua história vai muito para além da prova rainha lusa. Celestino abraçou o Ciclocrosse de corpo e alma, notabilizando-se em Portugal e em Espanha. No país vizinho, venceu o ranking galego em 2010 e foi segundo em 2011. Já em Portugal, quando a vertente renasceu em 2010, agarrou o título de campeão nacional e de vencedor da Taça de Portugal de Ciclocrosse.

“Esse tempo marcou a minha vida. Tenho alguns episódios maus, mas também tenho muitos bons e deixa-me saudade quando me lembro desses bons tempos que tive. Foi um episódio bonito na minha vida”, relembra Celestino para quem o Ciclocrosse era um vício como já afirmou. Contudo, a vertente não tem conseguido cativar muitos ciclistas a nível nacional, algo para o qual só consegue ver uma razão: “A tradição perdeu-se em Portugal. Há uns anos largos havia tradição e fazia-se muito. Se não há tradição, não é fácil a chama aumentar.”

No final de 2012, disse adeus à competição aos 28 anos de idade. “A principal razão foi deixar de ter motivação, porque quando regressei ao ciclismo profissional, o ciclismo estava de outra maneira. Antes havia mais condições, mais dinheiro. Passados 10 anos, estava bem pior em muitos aspectos. Achei que já não valia a pena continuar.”

Foi então que surgiu o convite para ingressar como massagista. Celestino revela-nos: “O convite foi engraçado… quando optei por esta profissão, eu ia para uma equipa estrangeira fazer a Volta a Portugal. Quando faltavam dois ou três dias, a equipa acabou por não vir e eu achava que ia de férias mais cedo. Entretanto, ligou-me um dos responsáveis da parte da massagem para saber se queria fazer a Volta a Portugal com esta equipa, que na altura era OFM. Fui e fiquei.”

Os anos passaram e a OFM, que vinha do escalão de equipa de clube, implementou-se no pelotão nacional como uma das mais fortes esquadras continentais lusitanas. Celestino acompanhou o crescimento da estrutura para a actualmente designada W52-FC Porto: “A estrutura tem crescido. Neste momento, temos muito mais condições do que tínhamos. É uma estrutura ao nível dos ciclistas.”

Com a equipa azul e branca irá continuar e sobre o futuro tem uma certeza: “Vou sempre continuar ligado ao ciclismo”, conclui Celestino em entrevista ao Cycling & Thoughts no dia em que Gustavo Veloso conquistou a última etapa do Troféu Joaquim Agostinho, triunfando também por equipas.

W52-FC Porto vencedora por equipas do Troféu Joaquim Agostinho 2016

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro